fbpx

Porque as pessoas sem medo nos geram fascínio?

Já percebeu como pessoas sem medo nos geram um certo fascínio? Isso acontece porque é realmente difícil se imaginar no lugar de alguém que se comporte sem temor da dor física ou emocional. Aprendemos desde pequenos a procurar o que nos gera prazer e evitar aquilo que gera dor.

Por isso, por pior que seja a experiência do medo, ela procura nos antecipar do que aconteceria conosco se seguíssemos determinado caminho. Ou seja, temer é um mecanismo básico de sobrevivência, presente em animais ainda mais antigos que o homem.

Aqueles (animais e homens) que, por alguma razão, apresentam problemas nesse mecanismo intrínseco, naturalmente irão se destacar do resto de nós, de forma boa ou ruim. Não há razão para nos julgarmos por esse sentimento. Pelo contrário, sorte daqueles que sabem usa-lo.

O que devemos observar, no entanto, é SE A MAGNITUDE DE NOSSO MEDO ESTÁ REALMENTE PROPORCIONAL AOS RISCOS. Se sim, estamos falando de CAUTELA (o que é ótimo!), se não, podemos estar frente a uma má interpretação ou exagero de nossa parte, que quando compromete nosso funcionamento, significa que é hora de buscar o psiquiatra.

Compartilhe pelo WhatsApp:
WhatsApp chat
X