O Tratamento na Psiquiatria funciona como o planejamento de uma casa. Deve atender às necessidades, capacidades, conforto, gosto e estilo de cada pessoa. Cada paciente é único e  o tratamento respeitará suas particularidades. O médico modela com o indivíduo o que pode ser feito com o objetivo de transformar a sua vida.

Conheça a seguir, algumas ferramentas que utilizamos: 

Escuta

Nem sempre nos sentimos confortáveis para compartilhar tudo que sentimos com alguém, principalmente com pessoas íntimas. Sentir a necessidade de se preservar é natural. Ao mesmo tempo, ser escutado por alguém que realmente seja capaz de nos entender, sem julgar e retribuindo a questão com uma posição técnica pode tirar um peso dos nossos ombros. Na Psiquiatria a escuta é fundamental. É o nosso maior instrumento para diagnosticar e tratar. 

Psicoeducação

A Psicoeducação é um trabalho contínuo que consiste em formas de educar e familiarizar o paciente para os seus mecanismos mentais.

Este trabalho é fundamental para o tratamento da sua saúde mental, pois assim, o paciente ganha consciência do que se passa em seu organismo.

Entender como a nossa mente funciona é uma das ferramentas mais poderosas para o sucesso de qualquer tratamento que envolve a saúde mental.

Sofrer é natural. Passar por dificuldades é parte integrante da vida. Mas quando esse sofrimento tão intenso invade outras áreas da vida, ou quando começamos a sentir que as coisas estão sendo muito mais difíceis do que deveriam ser, uma ajuda profissional se faz necessária. 

 

Psicoterapia

Você sabe dirigir carro? Lembra-se como foi para aprender a estacionar fazendo baliza? É claro que os instintos e noções de distancia nos ajudam muito na hora de estacionar, mas também há técnicas. Há segredos, que, se bem usados, podem te poupar da dor de cabeça de ter que pagar por um mecânico. Pois é, seria bom se na vida tivéssemos uma autoescola com todos esses segredos. O que mais funciona para vencermos nossas dificuldades certamente é colocando a Mao na massa. Mas sim, há técnicas, e muitas vezes há segredos, que podem fazer com que uma determinada fase mais complicada da vida passe com muito mais leveza.

Meditação

Você acha que meditação é sentar por horas tentando não pensar em nada? Ou que deve ter alguma relação com religião ou espiritualidade?

Errado.

Há várias formas de se meditar. Podemos fazer enquanto caminhamos, enquanto escovamos os dentes, e em alguns casos não precisa nem mesmo durar mais do que 5 minutos ao dia. Trata-se de uma forma diferenciada de se estar atento à sua mente, corpo e ao seu redor.

A ciência moderna encontrou em técnicas milenares incontáveis benefícios para a saúde mental. Por isso, tantos profissionais do ramo reconhecem o poder da meditação como uma das frente de trabalho para se viver melhor.

Medicação

É um recurso que temos a sorte e privilégio de poder contar.

Não faz muito tempo, não se tinha o que fazer com mudanças na neuroquimica do cérebro. Já hoje, podemos contar com a retaguarda de medicações que as vezes sequer tem efeitos colaterais.

Mas como qualquer forma de tratamento, a indicação vai sempre depender de cada caso.

Compartilhe pelo WhatsApp: